Dados Qualitativos-Quantitativos e Análise da Concorrência

1 12 2009

 

Dados qualitativos e quantitativos

No passado, os produtores de alimentos orgânicos priorizavam as exportações como principal fonte de renda. O Brasil possui forte apelo de alimentos saudáveis, o que o coloca em vantagem em relação as outros países. Além do clima propício para a produção de alimentos, o setor agrícola é extensiva e depende de fatores naturais como água e pasto. No entanto, essa tendência tem mudado a ponto deles começarem a dar suas atenções para o mercado interno. Milhões de pessoas estão mudando seus hábitos de consumo, principalmente quando se trata de alimentação. Os alimentos que além de suas características naturais recebem complementos que os tornam ainda mais nutritivos e especiais, como vitaminas e sais minerais, estão ganhando cada vez mais mercado. Eles são chamados de produtos funcionais. Esse mercado movimenta cerca de U$$ 160 bilhões no mundo com a previsão de aumento. Segundo Denis Ribeiro, diretor econômico da Associação Brasileira das Indústrias de Alimentação (Abia), o mercado de alimentos saudáveis representa 1% do faturamento total da indústria brasileira de alimentos. No entanto, o faturamento dos produtos funcionais no país saiu de U$$ 80 milhões para U$$ 1 bilhão em 2007.

No Brasil, apesar do crescimento de 30% entre 2005 e 2007, o fenômeno dos alimentos funcionais ainda não é tão desenvolvido, já que são produtos com um valor acima da média e destinados para um público que tem maior poder aquisitivo. Através da pesquisa “Para onde caminha o consumidor” realizada pelo Latin Panel, a penetração desses produtos está em torno de 20%, sendo que 55% desses consumidores são da classe A e B. No entanto, essa perspectiva é de mudança. Os produtos funcionais representam um nicho de mercado em expansão. Os dados a seguir refletem uma pesquisa realizada pela Latin Panel:

Oportunidades funcionais

  • é um nicho de mercado em expansão
  • 35% dos domicílios consomem algum tipo de produto diet/light
  • 20% das donas de casa brasileiras estão preocupadas com a saúde da família
  • 82% dos entrevistados das classes A, B e C acham importante o aumento na oferta de produtos diet/light
  • Os cinco produtos mais vendidos da categoria são: adoçantes, sucos/refrigerantes, paes, sobremesas lácteas e biscoito
  • 89% dos consumidores estão dispostos a pagar mais por comida mais saudável

Através desses dados, nota-se um avanço significativo desse setor nas classes intermediárias. Desde 2003, a distribuição de renda se tornou mais justa para as classes econômicas mais baixas do país. Isso beneficiou o público C e D que pôde escolher mais os produtos que consome, até mesmo os Premium, fato que não ocorria anteriormente.

Dentre os produtos funcionais, o que mais cresce é o de alimentos à base de soja que faturou, em 2007, R$ 700 milhões. Os benefícios para a saúde deles, incluem, o auxílio na prevenção de determinados tipos de câncer, na redução dos níveis de colesterol e alívio dos sistemas de menopausa, para intolerância a lactose, ao glúten ou alergia a proteína do leite. A FAO (Food and Agriculture Organization) avalia que o consumo diário de pelo menos 25g de soja por dia já trás os benefícios mencionados. Informações como essas estão fazendo com que os consumidores se interessem cada vez mais por alimentos mais saudáveis.

Análise competitiva e da concorrência

Muitas empresas estão criando produtos para se adaptar à nova tendência de alimentos saudáveis. No entanto, três delas se destacam nesse setor. São elas: Danone, Unilever e Nestlé. Elas têm investido fortemente em produtos voltados a saúde e bem-estar, com em tecnologias, produção, logística e marketing, sempre com o objetivo de promover tais produtos com alto valor agregado, e conseqüentemente ganhar vantagem competitiva. Durante o período de 2006-2008, esses principais players reformularam as embalagens de algumas linhas reforçando a idéia de passar mais informações sobre os benefícios que eles podem causar.

Nestlé

No setor de laticínios, a Nestlé fez uma joint-venture com a Fonterra que resultou na marca Dairy Partners Américas em 2002. No site da Nestlé, os consumidores podem achar informações sobre que tipo de alimentação as pessoas devem ter de acordo com sua idade, assim como a pirâmide de alimentação, informações a respeito de vitaminas e minerais, e a prática de exercícios físicos. Os principais produtos da empresa que se relacionam com as informações contidas nos sites (Dairy Products) são: Molico, Leite Ninho e Nesquik; Nescau; Ninho Soleil, Nestlé NesVita (iogurte funcional para adultos), e iogurte probiótico com ActiFibras (fibras solúveis, vitamina E, e cálcio), produto com o qual a empresa foi pioneira no mercado ao lançá-lo.

A Nestlé lançou a marca Sollys, com posicionamento ligado a saúde e bem-estar, cuja linha é composta por produtos como bebidas, iogurtes, cookies e barras de cereal, todos à base de soja. Em agosto de 2008, lançou a sopa Maggi Good Light em parceria com o Pão de Açúcar, dona da marca Good light de produtos voltados à saúde, tendo como expectativa alcançar R$6 milhões no ano.

O ponto chave na estratégia de crescimento da Nestlé é continuar investindo pesadamente em produtos voltados a saúde e bem-estar, com alto valor agregado e que lhe rendam margens mais altas. A companhia foca em marcas fortes em cereais matinais, sopas e barras de cereais, promovendo-os como uma plataforma saudável aos consumidores. Podem-se tomar como exemplos todos os cereais matinais da Nestlé, que foram fortificados com vitaminas e minerais. A empresa irá continuar a realizar grandes investimentos em produtos à base de soja, da recém lançada marca Sollys.

Danone

O principal negócio da Danone no Brasil é inteiramente concentrado em produtos de valor agregado, com baixo teor calórico e produtos funcionais, como Corpus, e em particular Danone Activia, considerado um dos mais importantes produtos dentro do portfólio em termos de lucros no Brasil. O iogurte é freqüentemente promovido na mídia com o slogan “vida saudável”.

Unilever

O slogan da Unilever é “Sentir-se bem, ficar bonito e aproveitar mais a vida”. Seguindo este mote, a Unilever tem focado em sua marca Becel, considerada uma alternativa saudável a manteiga, banha e margarinas duras, ricas em gordura poliinsaturada e com baixo teor de gordura saturada. A Becel foi a primeira marca lançada no mercado em que atua, e tem como público-alvo pessoas com colesterol alto e que conseqüentemente correm riscos com o coração. A marca se posiciona como a marca que cuida da saúde do coração dos brasileiros. A Unilever e a Perdigão formaram uma joint venture, para produzir e distribuir os produtos Becel. Com a joint venture, há altas probabilidades de a marca se expandindo, com lançamentos de novos produtos voltados a saúde e ao bem-estar em novos setores, sob a marca Becel.

Em 2008, a Unilever lançou duas importantes linhas voltadas a saúde e bem-estar: uma variante mais saudável de Hellmann´s (com 25% menos sal, com Omega-3, versões light), e Knorr Vitale, uma linha de temperos em cubo, sopas desidratadas e molhos de tomate, que contêm 20% menos de sal e com menor teor de gorduras.

Análise do mercado e empresas

Realizando uma análise dos concorrentes descritos, ao levar-se em consideração que a Nestlé, a Danone e a Unilever são os 3 principais players do mercado, a Nestlé compete no mercado de produtos saudáveis em espaços já existentes, como de iogurtes, tempero em cubos e sopas (Maggi), bebidas à base de soja (Sollys), mas também demonstrou ser pioneira no lançamento do iogurte probiótico Actifibras, tendo sido a primeira empresa a se destacar com um produto inovador e de alto valor agregado. A empresa também possui em seu portfólio de produtos saudáveis linhas em mercados não explorados pelos concorrentes descritos anteriormente, como de leite em pó e achocolatados em pó fortifcados com vitaminas e minerais (sendo a Danone a única que participa com o Sustain Junior, que é um suplemento alimentar), iogurte, cookies e barras de cereais à base de soja (Solly). Além de serem mercados não tão bem explorados pelos seus concorrentes, há grande potencial nesses produtos, e por isso a Nestlé tem realizado pesados investimentos nessas linhas.

Uma linha de alimentos que as empresas tem investido são as sopas, por traduzirem a idéia de leves e saudáveis, relacionando marcas como Knorr e Maggi, que já tem uma relação nos consumidores de trazerem sabor aos alimentos, mas mantendo o posicionamento de saudável, com baixo teor de sal e redução de gordura. Pode-se utilizar como exemplo a Unilever, que lançou a Knorr Vitale, e a Maggi Good Life, fruto da parceria entre a Nestlé e a rede Pão de Açúcar, detentora da marca Good Life.

A Danone compete basicamente com a Nestlé por meio de seus iogurtes, que são o ponto forte da empresa, sendo que não há outros espaços de mercado explorados pela companhia.

A Unilever compete com a Nestlé de forma mais direta, com sucos à base de soja (Ades), sopas e temperos em cubo (Knorr), mas assim como a Nestlé também participa de mercados não explorados pelos principais concorrentes, como de maionese (Hellmann´s) e de margarina rica em gordura poliinsaturada e com baixo teor de gordura saturada (Becel).


Ações

Information

Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s




%d blogueiros gostam disto: