Matriz Passos – Nestlé

1 12 2009

 

ESTRATÉGIA

- Joint Ventures: A Nestlé formou uma joint venture com a empresa Fonterra em 2002, para fortalecer sua linha de laticínio. A junção das duas empresas deu origem ao nome Dairy Partners Americas, ou Nestlé/DPA. A Fonterra é uma empresa com origem na Nova Zelândia, e é a maior exportadora de lácteos do mundo. A junção dessas duas grandes organizações resultou na inauguração de uma fábrica de processamento de leite em Palmeiras das Missões (RS), com capacidade de produção de um milhão de litros de leite fresco por dia.

- Parceria: Em Agosto de 2008, a Nestlé fez uma parceria com a Cia Brasileira de Distribuição (Pão de Açúcar), que possui a marca Good Light. Assim, através dessa parceria, a empresa lançou no mercado uma linha de sopas light, nomeadas de Maggi Good Light.

- Investimento em produtos de alto valor agregado e alta margem: A Nestlé mantém altos investimentos em suas marcas fortes de cereais matinais e barras de cereal, promovendo uma plataforma de produtos saudáveis para o consumidor. Além disso, continuará seus altos investimentos em sua linha de produtos da marca Sollys, que são produtos a base de soja.

ESTRUTURA

A Nestlé se posiciona como uma empresa “família”, ou seja, que está presente em todas as fases de vida de seu consumidor, se importando com seu bem estar e qualidade nutricional no seu dia-a-dia. Dessa forma, a empresa acompanha todo o desenvolvimento do seu consumidor: novas tendências, demanda e necessidades. É uma empresa que mostra grande preocupação com a saúde de seu consumidor e oferece produtos nutritivos e saudáveis que fazem parte da rotina diária deles.

A empresa tem se adaptado a diferentes mercados, não sendo diferente com o mercado brasileiro. Assim, a Nestlé busca ganhar a confiança e preferência de seus consumidores, seguir e antecipar suas tendências e criar e responder à procura de produtos demandados pelo consumidor. Um exemplo de atuação da empresa no Brasil foi quando percebeu que no país, produtos funcionais apresentarem grande oportunidade de crescimento (tomando exemplo o yogurt Activia, da Danone), e investiu nesse mercado lançando a marca Nesvita, por exemplo.

PESSOAS

A Nestlé possui cerca de 270 mil colaboradores, e mais de 15 mil no Brasil.

A empresa foi eleita por oito anos consecutivos como a “Empresa dos Sonhos dos Jovens” ( Cia de Talentos), como 5ª no ranking de Principais Empresas do Brasil (Jornal Gazeta Mercantil), teve em 2008 eleita pelo quarto ano consecutivo como a empresa mais admirada no setor de alimentos pelo Jornal DCI, e por fim, como 1º lugar na categoria “A marca de confiança entre os brasileiros, segundo ranking da Revista Seleções.

Os colaboradores da Nestlé contam com incentivos de desenvolvimento profissional, dando a eles oportunidade de alcançar novos horizontes na carreira. Além disso, oferece um pacote de benefícios e um programa de qualidade de vida que enfoca dimensões biológicas, psicológicas e sociais.

Para incentivar ainda mais o trabalho desses colaboradores, realiza projetos de incentivos como o “Prêmio Excelência Nestlé”, para aqueles que, de alguma forma, tem contribuído para o fortalecimento cultural da organização. Além disso, possui o Programa de Qualidade de Vida da Nestlé tem como foco principal, manter o bom relacionamento entre os funcionários e com isto melhorar a produtividade e reforçar a imagem corporativa da empresa.

CULTURA ORGANIZACIONAL

A Nestlé é uma empresa de origem suíça, presente no Brasil desde 1921. A empresa possui seu foco voltado principalmente ao social, dessa forma, considera as pessoas, os produtos e as marcas mais importantes do que os sistemas; estes são necessários e úteis, mas nunca deverão constituir um fim em si mesmos. Além disso, favorece um relacionamento a longo prazo com seus fornecedores e se esforça para ser a companhia ideal para seus investidores.

A empresa também demonstra um compromisso sério com segurança, qualidade e respeito pela diversidade, estando comprometida com uma série de valores culturais. Entre eles é possível citar:

  • Compromisso com sólida ética de trabalho, integridade, honestidade e qualidade
  • Relações sociais baseadas na confiança e respeito mútuo
  • Tratamento direito e personalizado na relação interpessoal
  • Abordagem mais pragmática do que dogmática dos negócios
  • Atitude aberta e curiosidades pelas tendências dinâmicas e futuras da tecnologia, para as mudanças nos hábitos do consumidor, para as novas idéias e oportunidades comerciais
  • Orgulho em contribuir para a reputação e para o desempenho da Companhia
  • Lealdade e identificação com a Companhia

Todas essas preocupações e valores refletem com a importância que a empresa dá em trazer valor a seus consumidores. A Nestlé possui uma grande preocupação com o bem estar de seus consumidores e dos seus colaboradores. Dessa forma, a empresa busca aumentar suas vendas e lucros, mas ao mesmo tempo, elevar o nível de vida nos locais onde está presente e a qualidade de vida de todos.

 

A Nestlé possui uma diversificada linha de produtos e por isso, uma cadeia logística de produção complexa. A seguir uma ilustração do quadro logístico da empresa, apresentando desde a produção até o processo do PDV:

 

Figura 1(fonte:www.nestle.com.br)

NÚMEROS

Com relação ao setor de alimentos saudáveis, a Nestlé se posiciona em quinto lugar no ranking, segundo dados do Euromonitor. A empresa manteve essa posição entre os anos de 2002 e 2007, mas teve um declínio em seu share valor devido ao aumento da competitividade do setor e entrada de novos players.

A empresa possui forte posicionamento em laticínios funcionais, com suas marcas Nescau e Ninho, e em 2008 lançou uma nova versão do chocolate em pó Nescau, contendo mais vitaminas.

Em 2007, a Nestlé investiu cerca de R$400 milhões em desenvolvimento de novos produtos e campanhas que envolvem suas linhas saudáveis. O objetivo desse foco, é fortalecer a imagem da empresa de se preocupar com o bem estar e a saúde do seu consumidor.

 

Conclusão

Analisando o setor de alimentos saudáveis, verifica-se que as comunicações realizadas pelos principais players não diferem muito entre si. Elas são focadas na apresentação de suas características funcionais, como a quantidade de proteínas e benefícios da utilização do produto. O grupo sugere que as empresas foquem mais em sua comunicação nesse setor, com o objetivo de ampliar cada vez mais sua gama de consumidores. Além disso, deve-se tentar quebrar o paradigma de que os produtos mais saudáveis tenham seus gostos alterados, ou seja, são menos saborosos que os tradicionais.

Em relação à Nestlé, segundo o Modelo de Quatro Ações, recomenda-se que:

Reduzir

- Comunicação padrão que mostra apenas a funcionalidade do produto, similares à concorrência

Criar

- Comunicação mais ampla, que atinja mais públicos

- Fazer com que as classes C e D tenham a mesma percepção de valor que as classes A e B

Elevar

- Aumentar a percepção de valor do consumidor em relação à marca

- Incentivo da empresa em sua proposta de proporcionar o bem estar ao seus clientes e colaboradores

Eliminar

- Visão elitista dos produtos mais saudáveis

- Percepção de perda de sabor pelos consumidores novos

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